O torcedor palmeirense que acompanha a base vive se perguntando: Onde está o atacante Papagaio? O que aconteceu com uma das melhores surpresas da base em 2018, campeão do Brasileiro sub 20 (como artilheiro), do Paulista sub 20, da Copa RS, entre outros torneios?
O atacante de 21 anos, nascido em 1999, foi um dos grandes nomes do Palmeiras Sub-20 na temporada 2018. Mesmo não sendo titular na Copa São Paulo daquele ano, o jogador chamou a atenção do então técnico do profissional Roger Machado. Ele fez 5 jogos pelo profissional no início de temporada, 3 no Paulista (1 como titular), 2 no Brasileirão e marcou um gol.
No segundo semestre, em especial após a troca do comando técnico, Papagaio voltou ao Sub-20 e se tornou um dos principais protagonistas dos três títulos conquistados na temporada, o Brasileiro, o Paulista e a Copa Ipiranga RS. Foram 34 gols marcados em 38 jogos no Sub-20. A grande fase rendeu a convocação para defender a seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20 ao lado dos também palmeirenses Vitão, Gabriel Furtado, Luan Cândido, Alan e Gabriel Menino.
O 2019 de Rafael Papagaio
O ano de 2019 prometia ser empolgante para o atacante Rafael Elias, o Papagaio. Depois de se destacar no ano anterior conquistando títulos e a atenção da torcida palmeirense, o jogador ganhou um novo contrato com o Palmeiras até o fim de 2023 (com opção de renovação por mais uma temporada), foi emprestado ao Atlético Mineiro para ganhar rodagem na primeira divisão do futebol brasileiro e participou do Sul-Americano Sub-20, ainda em janeiro.
No entanto, a temporada não caminhou como era esperado. Ainda no Sul-Americano, o atacante sofreu uma lesão que o impediu de entrar em campo no resto da competição, além de perder as primeiras semanas de trabalho no Atlético. Nesse período, o jovem da base alvinegra, Alerrandro, acabou ganhando espaço durante o Campeonato Mineiro e dificultou a concorrência do centroavante da base do Palmeiras no restante da temporada.
Na cidade do Galo, Papagaio não teve o mesmo desempenho do ano anterior: foram 7 partidas, apenas 1 como titular e nenhum gol marcado. Com o baixo rendimento no Atlético, em setembro o jogador foi repassado ao Goiás, para tentar uma sequência melhor, mas novamente sem sucesso: apenas 4 jogos sem marcar gols.
Foi durante a passagem pelo Goiás que uma noticia mudou os rumos da sequência do garoto de 19 anos. Papagaio foi flagrado no exame antidoping realizado antes da semifinal da Sul-Americana entre Atlético Mineiro e Colón. A substancia encontrada na urina do jogador foi hidroclorotiazida, um diurético proibido pela Agência Antidopagem Mundial (WADA).
Julgado com atraso devido a pandemia, o jogador foi punido com suspensão de 14 meses (até janeiro de 2021) porém em outubro já poderá retornar aos treinamentos nas dependências do clube. Enquanto isso, o jovem continua com treinamento particular em dois períodos enquanto não volta as atividades com os outros jogadores.
Histórico de Papagaio na base
Papagaio começou a focar exclusivamente no futebol de campo em 2017. No Palmeiras desde 2015, 0 jogador era pivô no time de futsal do Palmeiras e importante peça da Seleção brasileira sub-17 na conquista do título sul-americano em 2016.

Papagaio foi artilheiro do Campeonato Paulista sub-17 de futsal em 2015 e ganhou destaque no site do Palmeiras.
O controle de bola e capacidade de fazer o pivô que Papagaio trouxe do Futsal foram duas de suas principais características também aplicadas no futebol de campo do Palmeiras. Foi saindo da área que abriu espaço e deu a assistência do primeiro gol de Gabriel Veron na categoria Sub-20, quando ainda tinha 16 anos.
Papagaio sai da área e faz bela assistência para o gol de Gabriel Veron.pic.twitter.com/i9yAFpP4p4
— Base Palmeiras (@BasePalmeiras) February 14, 2019
Papagaio também ficou conhecido pela precisão nas batidas de pênaltis. Com uma especie de paradinha a la Henrique Dourado, o atacante nunca perdeu uma cobrança na base do Palmeiras.
GOOOOOOL DO PALMEIRAS!
Palmeiras 2 x 0 Corinthians
2º T – 17min – Papagaio@BasePalestrina @BasePalmeiras pic.twitter.com/cxapRYmcMi
— Vitor Talmelli (@vitortalmelli) November 18, 2018
O portfólio de gols de Papagaio ao longo de 2018 foi muito completo. Finalizações de cabeça, de fora da área, como centroavante apenas empurrando para o gol, de pênaltis. Separamos alguns outros lances do atacante:
Golaço da virada do Papagaio! pic.twitter.com/3acOW1yyo6
— Sócios do Palmeiras (@sociospalmeiras) November 27, 2018
Brasileiro SUB20 – Decisão:
40 min/ 2º tempo: Palmeiras 4 x 2 Vitória( Ida: 4×1)
4º gol marcado pelo Papagaio(goleador principal desta competição) (video via @SporTV ) pic.twitter.com/yZfn03CoMI— Ciro Salla – ⓟ (@cirosalla) October 25, 2018
O gol de Papagaio que abriu o placar para o Palmeiras. pic.twitter.com/K7rBWamfbD
— Base Palmeiras (@BasePalmeiras) December 16, 2018
Papagaio (Rafael Elias da Silva) #LTscout
▪️DT: 1999
▪️Ülke: Brezilya
▪️Takım: @Palmeiras
▪️Tahmini Piyasa Değeri: 5 Milyon €
Her iki ayağını da kullanabilen ve hücum hattının kanatlarında forma giyen 18 yaşındaki oyuncu kendi yaş grubunda gol noktalarında da etkili. pic.twitter.com/XeH3v8aj2x
— LT Scouting & Management (@LTscouting) January 14, 2019
Papagaio no Palmeiras sub-20 em 2018:
Copa São Paulo de Futebol Júnior: 6 jogos e 2 gols
Campeonato Paulista Sub-20: 15 jogos e 11 gols
Campeonato Brasileiro Sub-20: 10 jogos e 12 gols
Supercopa Sub-20: 2 jogos e 2 gols
Copa RS Sub-20: 5 jogos e 7 gols
Quer saber mais informações sobre Base do Palmeiras? Siga as nossas redes sociais:
Twitter: @BasePalmeiras
Instagram: @basedopalmeiras
Facebook: facebook.com/basepalmeiras/