• Home
  • /
  • Elenco
  • /
  • Papagaio: Suspenso, o atacante trabalha para voltar ao Palmeiras em 2021
Papagaio Suspenso Volta Palmeiras 2021

Papagaio: Suspenso, o atacante trabalha para voltar ao Palmeiras em 2021

O torcedor palmeirense que acompanha a base vive se perguntando: Onde está o atacante Papagaio? O que aconteceu com uma das melhores surpresas da base em 2018, campeão do Brasileiro sub 20 (como artilheiro), do Paulista sub 20,  da Copa RS, entre outros torneios?

O atacante de 21 anos, nascido em 1999, foi um dos grandes nomes do Palmeiras Sub-20 na temporada 2018. Mesmo não sendo titular na Copa São Paulo daquele ano, o jogador chamou a atenção do então técnico do profissional Roger Machado. Ele fez 5 jogos pelo profissional no início de temporada, 3 no Paulista (1 como titular),  2 no Brasileirão e marcou um gol.

 

No segundo semestre, em especial após a troca do comando técnico, Papagaio voltou ao Sub-20 e se tornou um dos principais protagonistas dos três títulos conquistados na temporada, o Brasileiro, o Paulista e a Copa Ipiranga RS. Foram 34 gols marcados em 38 jogos no Sub-20. A grande fase rendeu a convocação para defender a seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20 ao lado dos também palmeirenses Vitão, Gabriel Furtado, Luan Cândido, Alan e Gabriel Menino.

 

O 2019 de Rafael Papagaio

O ano de 2019 prometia ser empolgante para o atacante Rafael Elias, o Papagaio. Depois de se destacar no ano anterior conquistando títulos e a atenção da torcida palmeirense, o jogador ganhou um novo contrato com o Palmeiras até o fim de 2023 (com opção de renovação por mais uma temporada),  foi emprestado ao Atlético Mineiro para ganhar rodagem na primeira divisão do futebol brasileiro e participou do Sul-Americano Sub-20, ainda em janeiro.

No entanto, a temporada não caminhou como era esperado. Ainda no Sul-Americano, o atacante sofreu uma lesão que o impediu de entrar em campo no resto da competição, além de perder as primeiras semanas de trabalho no Atlético. Nesse período, o jovem da base alvinegra, Alerrandro, acabou ganhando espaço durante o Campeonato Mineiro e dificultou a concorrência do centroavante da base do Palmeiras no restante da temporada.

Na cidade do Galo, Papagaio não teve o mesmo desempenho do ano anterior: foram 7 partidas, apenas 1 como titular e nenhum gol marcado. Com o baixo rendimento no Atlético, em setembro o jogador foi repassado ao Goiás, para tentar uma sequência melhor, mas novamente sem sucesso: apenas 4 jogos sem marcar gols.

Foi durante a passagem pelo Goiás que uma noticia mudou os rumos da sequência do garoto de 19 anos. Papagaio foi flagrado no exame antidoping realizado antes da semifinal da Sul-Americana entre Atlético Mineiro e Colón. A substancia encontrada na urina do jogador foi hidroclorotiazida, um diurético proibido pela Agência Antidopagem Mundial (WADA).

Julgado com atraso devido a pandemia, o jogador foi punido com suspensão de 14 meses (até janeiro de 2021) porém em outubro já poderá retornar aos treinamentos nas dependências do clube. Enquanto isso, o jovem continua com treinamento particular em dois períodos enquanto não volta as atividades com os outros jogadores.

 

Histórico de Papagaio na base

Papagaio começou a focar exclusivamente no futebol de campo em 2017. No Palmeiras desde 2015, 0 jogador era pivô no time de futsal do Palmeiras e importante peça da Seleção brasileira sub-17 na conquista do título sul-americano em 2016.

Papagaio Futsal Palmeiras

Papagaio foi artilheiro do Campeonato Paulista sub-17 de futsal em 2015 e ganhou destaque no site do Palmeiras.

 

O controle de bola e capacidade de fazer o pivô que Papagaio trouxe do Futsal foram duas de suas principais características também aplicadas no futebol de campo do Palmeiras. Foi saindo da área que abriu espaço e deu a assistência do primeiro gol de Gabriel Veron na categoria Sub-20, quando ainda tinha 16 anos.

 

 

Papagaio também ficou conhecido pela precisão nas batidas de pênaltis. Com uma especie de paradinha a la Henrique Dourado, o atacante nunca perdeu uma cobrança na base do Palmeiras.

O portfólio de gols de Papagaio ao longo de 2018 foi muito completo. Finalizações de cabeça, de fora da área, como centroavante apenas empurrando para o gol, de pênaltis. Separamos alguns outros lances do atacante:

 

Papagaio no Palmeiras sub-20 em 2018:

Copa São Paulo de Futebol Júnior: 6 jogos e 2 gols
Campeonato Paulista Sub-20: 15 jogos e 11 gols
Campeonato Brasileiro Sub-20: 10 jogos e 12 gols
Supercopa Sub-20: 2 jogos e 2 gols
Copa RS Sub-20: 5 jogos e 7 gols

 

 

Quer saber mais informações sobre Base do Palmeiras? Siga as nossas redes sociais:

Twitter: @BasePalmeiras

Instagram: @basedopalmeiras

Facebook: facebook.com/basepalmeiras/

 

Deixe uma resposta