A lesão de Wesley sofrida no confronto da Copa do Brasil contra o Red Bull Bragantino acionou o alerta dos torcedores do Palmeiras e da comissão técnica. Quem poderá fazer a função que o atacante estava desempenhando tão bem?
Wesley participou de 21 jogos oficiais do Palmeiras na temporada, 13 deles como titular, incluindo os últimos 5. O atacante fez 4 gols, deu 6 assistências e também tem a maior média de drible bem sucedido por jogo da equipe no Brasileirão: 1.8 (73% de acerto). Sem dúvidas, fará falta no time titular e abrirá um espaço no elenco para um jogador por estas características.
No elenco profissional
No elenco principal, Rony e Gabriel Veron são as opções imediatas para atuar pelos lados do campo. O atacante criado na base tem, inclusive, uma excelente média de participações em gols no profissional, mas ainda não teve sequência como titular. Veron tem 7 gols e 3 assistências em 24 jogos oficiais como profissional (7 como titular). Ele participa de 1 gol a cada 103 minutos em campo.
Willian e Gabriel Silva também podem ocupar a posição, mas não necessariamente desempenhar função tão similar. Embora sejam versáteis no ataque, os dois jogadores funcionam melhor como segundo atacante, jogando um pouco mais dentro da área, como um falso 9 ou flutuando atrás de um outro atacando mais fixo.
Gabriel Silva é o artilheiro do Sub-20 este ano, mesmo jogando poucos jogos por estar integrado com frequência ao profissional. O atacante do Palmeiras já marcou 6 gols em 7 jogos disputados pelo Sub-20 desde a volta do futebol. Essa artilharia está longe de ser uma novidade para ele. Gabriel Silva marcou 40 gols em 2019 (Sub-17 e Sub-20), inclusive, fazendo gols em todas finais que disputou. Nos anos anteriores, só em Paulistas:, fez 28 gols no Sub-17 em 2018, em 24 jogos e 27 gols no Sub-15 em 2017, em 22 jogos.
Pontas da base do Palmeiras
O Sub-20 do Palmeiras possui alguns jogadores que estão acostumados a atuar pelos lados do campo e estão sendo desenvolvidos para ser em breve uma opção à equipe principal. 4 deles estão jogando com mais frequência nos principais torneios da categoria, como Brasileiro e Copa do Brasil: Marino Hinestroza, Pedro Acácio, Marcelinho e Robinho.
Marino Hinestroza – 18 anos
O atacante colombiano está no Palmeiras por empréstimo junto ao América de Cali. O Verdão já tem definido o valor para compra de seus direitos federativos e pode exerce-la até o final do empréstimo, em 2021. Marino é da geração 2002, ou seja, tinha idade Sub-17 até o ano passado, é destro e tem passagens pela seleção de base da Colômbia.
O jogador está emprestado ao Palmeiras desde o início do ano, mas com a pandemia, teve que voltar ao seu país e só efetivamente começou a treinar e atuar pela base em outubro. Até agora, foram 5 jogos pela categoria Sub-20 e 1 gol marcado.
Já viu o gol do Marino Hinestroza no Palmeiras Sub-20?
Habilidade e linda tabela com Gabriel Silva. 1º gol do colombiano em seu 2º jogo com a camisa alviverde.
Essa dupla promete! 🔥 pic.twitter.com/XijcGeLkoG
— Base Palmeiras (@BasePalmeiras) October 22, 2020
Mesmo com pouco tempo de clube, Marino já assumiu um certo protagonismo e foi titular em todas partidas que disputou até aqui. Ele atua pelos lados do campo, especialmente o direito, mas costuma trocar de posição com o outro ponta durante as partidas. O atacante é bastante habilidoso e ousado, não pareceu sentir a pressão de chegar e estrear no novo clube.
Marino Hinestroza foi uma boa novidade hoje no sub-20 do Palmeiras. 🇨🇴
Enquanto teve gás, foi o principal nome do ataque, com muita habilidade e personalidade pelo lado do campo.
Foi só a estreia, mas tem potencial para se firmar como titular ao longo da temporada.
18 anos. pic.twitter.com/SGrrwdmwwG
— Base Palmeiras (@BasePalmeiras) October 18, 2020
Marcelinho – 17 anos
Marcelinho chegou ao Palmeiras em 2019 para o elenco Sub-17 e é um dos caçulas da geração 2002, já que faz aniversário só em dezembro. O atacante foi titular no segundo semestre de 2019 e tem sido peça muito importante no elenco Sub-20. Destro, ele atua pelos dois lados do campo, mas tem atuado mais pela esquerda nas últimas partidas.
O atacante não tem o mesmo estilo driblador de Wesley ou Marino, sua característica envolve mais velocidade, chute potente e visão de jogo. Ele já marcou 1 gol e deu 2 assistências no Brasileiro Sub-20 de 2020. Marcelinho já está inscrito na lista do Palmeiras na Libertadores.
GOOOOL DO PALMEIRAS!
Na cobrança de falta, Ramon César solta uma bomba do meio rua que obriga o goleiro do São Paulo a dar rebote. Marcelinho não bobeou e marcou o gol de empate.
Palmeiras 1 x 1 São Paulo
Acompanhe a @BasePalmeiras pic.twitter.com/EjTJJnQ4TX
— Vitor Talmelli (@vitortalmelli) October 25, 2020
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS!
Virada!
Palmeiras pressiona a saída de bola com Aníbal, que recupera, toca para Marcelinho, que lança a bola para Vitinho, que toca para o gol de Juninho.
Copa do Brasil Sub 20
Jogo da VoltaPalmeiras 2 x 1 Londrina
Acompanhe a @BasePalmeiras pic.twitter.com/dBseECF91r
— Vitor Talmelli (@vitortalmelli) October 30, 2020
Campeonato Paulista Sub 17
Quartas de Final – Jogo da Ida
GOOOOL DO PALMEIRAS!
Audax 0 x 1 Palmeiras
⏱08min – 1º T – Marcelinho pic.twitter.com/O9xWXwtVPz
— Vitor Talmelli (@vitortalmelli) October 19, 2019
Pedro Acácio – 18 anos
Pedro Acácio foi contratado pelo Palmeiras após chamar a atenção na Copa São Paulo de 2020, quando ainda defendia o Canaã, da Bahia.
Assim como Marino e Marcelinho, Pedro é da geração 2002 e tinha idade Sub-17 até o final do ano passado. Canhoto, o ponta chama atenção pela habilidade, velocidade e em como se adaptou rápido ao estilo de jogo do clube.
Mesmo não sendo titular em muitas partidas, o atacante é figura constante do time. Já marcou 1 gol e tem 3 assistências (1 no brasileiro e 2 no Paulista).
GOOOOOOL DO PALMEIRAS!
Palmeiras fulminante!
Adriano lança Victor Hugo, que cruza duas vezes para encontrar Pedro Acacio livre que amplia.
Palmeiras 2 x 0 Vitoria@BasePalmeiras pic.twitter.com/BjUET30o7a
— Vitor Talmelli (@vitortalmelli) October 4, 2020
Assistências:
O Palmeiras vai goleando o Nacional-SP por 5 x 1 no Campeonato Paulista.
Esse foi o golaço do Joao Pedro anotado em belíssima jogada coletiva que abriu a goleada do Palmeiras!
Siga a @BasePalmeiras para ver os gols da goleada alviverde! pic.twitter.com/jUKf11bPn0
— Vitor Talmelli (@vitortalmelli) October 30, 2020
Em mais uma bela jogada coletiva, com paciência, rodando a bola, buscando espaço, o Palmeiras chega no 3º gol com Joao Pedro.
Siga a @BasePalmeiras para ver os gols da goleada alviverde! pic.twitter.com/fxEGmu90j5
— Vitor Talmelli (@vitortalmelli) October 30, 2020
SEMPRE ELE! GABRIEL SILVA!
Brasileiro Sub 20 – 5º Rodada
Internacional 0 x 1 Palmeiras
A tranquilidade em trocar passes, buscar espaços – fora de casa, contra o campeão da Copa SP, líder do BR – impressiona. O trabalho do Wesley Carvalho é muito, MUITO bom. @BasePalmeiras pic.twitter.com/EKI5kQk5on
— Vitor Talmelli (@vitortalmelli) October 10, 2020
Robinho – 19 anos
Robinho é mais um jogador que chega ao Palmeiras com a parceria do Jacuipense, clube forte da base baiana. É esse clube, inclusive, que ainda possui 30% dos direitos de Wesley. Robinho joga pelo lado do campo, especialmente o esquerdo. Assim como Pedro Acácio, também não é titular com frequência, mas sempre entra ao longo dos jogos e busca dar velocidade e dribles para desequilibrar a defesa adversária.
Mais um!
Cruzamento de Robinho, o goleiro bate roupa e Aníbal, que acabou de entrar, aproveita e deixa o dele.
Corinthians 0 x 3 Palmeiras@BasePalmeiras pic.twitter.com/6bRQwPyv1F
— Vitor Talmelli (@vitortalmelli) October 2, 2020
Além de Marino, Marcelinho, Pedro Acácio e Robinho, o Palmeiras também aposta no futuro em outros nomes que podem oferecer velocidade e habilidade. É improvável que sejam integrados ao profissional no momento, até pelas opções mais experimentadas que o clube já tem no Sub-20. De qualquer forma, vale deixar os atletas no radar:
Bruno Menezes – 18 anos
O atacante renovou com o Palmeiras após longo processo que durou mais de 1 ano. O jogador chegou até a viajar a Holanda para acertar com um novo clube, mas o Verdão conseguiu valer os seus direitos e assinou novo acordo com o atleta por 3 anos.
Por ter ficado tanto tempo afastado, Bruno está voltando a atuar só nas últimas semanas e foi titular duas vezes no Campeonato Paulista. Ainda não foi relacionado para partidas do Brasileiro e da Copa do Brasil e deve demorar mais umas semanas para disputar esse espaço.
Bruno é canhoto e atua principalmente pelo lado esquerdo. Diferente dos outros da lista, tem um estilo mais próximo a um meia atacante, não aposta tanto assim em sua velocidade, mas mais na finalização e visão de jogo.
Vitor Hugo – 17 anos
Vitor Hugo foi contratado pelo Palmeiras junto ao Novorizontino e ainda pertence ao elenco Sub-17. O atacante, no entanto, já fez algumas partidas no Brasileiro Sub-20 e até deu uma assistência para Pedro Acácio, também já citado nessa matéria.
GOOOL DO PALMEIRAS!
Outra recuperação de bola que rapidamente vira um contra ataque. Dessa vez, Vitor Hugo só ajeita para Yago Santos, que acabou de entrar, ampliar o placar.
Brasileiro Sub 17
Corinthians 0 x 2 PalmeirasAcompanhe a @BasePalmeiras pic.twitter.com/U3dtZMGpVY
— Vitor Talmelli (@vitortalmelli) November 5, 2020
GOOOOL DO PALMEIRAS!
Em rápida transição, a bola sai do zagueiro e capitão Jhow para o Victor Henrique, que finaliza para boa defesa do goleiro. No rebote, Vitor Hugo lança (ou chuta?) e Abimael abre o placar para o Palmeiras!
Brasileiro Sub 17
Corinthians 0 x 1 Palmeiras pic.twitter.com/BcY8cBJx3d— Vitor Talmelli (@vitortalmelli) November 5, 2020
GOOOL DO PALMEIRAS!
Mais um ataque fulminante do Palmeiras. Pressão alta, recuperação de bola e rápida definição.
Robert acerta a trave novamente e Vitor Hugo amplia o placar.
Brasileiro Sub 17
Atlético MG 0 x 2 PalmeirasAcompanhe a @BasePalmeiras pic.twitter.com/3d6ISEW7U3
— Vitor Talmelli (@vitortalmelli) October 28, 2020
Giovani Henrique – 16 anos
O atacante é uma das principais revelações do Palmeiras para os próximos anos e tem tido um 2020 incrível, logo em seu primeiro ano como Sub-17. O canhoto foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira e é o atual artilheiro do campeonato brasileiro da categoria.
Giovani joga especialmente pelos lados do campo, principalmente do lado direito. Chama atenção pela habilidade, ótimo posicionamento e finalização. Junto com o Luiz Guilherme, é um dos atletas mais jovens inscritos pelo Palmeiras na Libertadores, ambos são nascidos em 2004.
Ninguém jogou mais bola no Palmeiras essa semana que Giovani Henrique, atacante do Sub-17
✅3 gols
✅ Chapéu + assistência para finalização
✅ Marcador no chão + assistência com a “perna ruim”;
✅ Dribles pic.twitter.com/HyLw5BhBBM— Base Palmeiras (@BasePalmeiras) October 19, 2020
Quer saber mais informações sobre Base do Palmeiras? Siga as nossas redes sociais:
Twitter: @BasePalmeiras
Instagram: @basedopalmeiras
Facebook: facebook.com/basepalmeiras/